ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDMO PINHEIRO
PINTO
Projeto: Educação, saúde e família de
mãos dadas.
“Respeitar é cuidar da comunidade e dos
seres vivos, trata-se de um princípio ético que reflete o dever de nos
preocuparmos com as outras pessoas e outras formas de vida, agora e no futuro.”
(PCN)
Equipe de elaboração:
Direção: Leonilda Belcácia da Silva
Batista
Vice-diretora: Ana Célia Andrade da
Silva
Coordenação pedagógica: Ana Raquel
Candido Galvão
Problemática:
Qual o papel de atuação da escola
frente aos temas sócio-ambientais, bem como a sua colaboração efetiva junto à
construção e intensificação de uma cidadania pautada em valores e com
responsabilidades mútuas na comunidade da qual faz parte?
Justificativa:
A principal função do trabalho com
os temas Educação, saúde e família é contribuir para a formação de cidadãos
conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio ambiental de um
modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da comunidade local.
Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se
proponha com atitudes, procedimentos metas e valores.
Diante desses pressupostos e da
necessidade de resgatar a importância de um trabalho voltado para a educação e
para a convivência com o semi-árido e sobretudo valorizando a realidade local,
suas potencialidades e necessidades, elaboramos este projeto de intervenção.
Estes temas serão desenvolvidos a
fim de ajudar os alunos a encontrar possíveis soluções de melhoria de vida da
comunidade escolar e local.
Objetivo geral:
Trabalhar na interdisciplinaridade
entre as áreas de conhecimento articulando saber, conhecimentos, vivências,
comunidade, meio ambiente e saúde.
Objetivos
específicos:
·
Desenvolver no aluno a prática de pensar, criar,
agir e transformar o meio em que vive;
·
Conhecer e compreender, de modo integrado,
noções básicas relacionadas ao meio ambiente e saúde;
·
Trabalhar o contexto familiar;
·
Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade
que os levem a interações construtivas;
·
Estimular o interesse pela pesquisa e sobre o
seu meio ambiente;
·
Conhecer as potencialidades e necessidades da
comunidade local;
·
Conhecer a diversidade da fauna e flora local;
·
Resgatar a história local vivida pela
comunidade;
·
Valorizar e respeitar a cultura local;
·
Refletir sobre as diversidade e peculiaridades
locais;
·
Descobrir as conseqüências causadas pelo
desmatamento;
·
Identificar o destino do lixo local e suas
conseqüências para a saúde;
·
Compreender a importância da preservação da
água, contaminação e saneamento básico;
·
Aprender a conviver melhor com as
potencialidades e os desafios do semi-árido;
·
Identificar-se como parte integrante da
natureza.
Procedimentos, Recursos e Sugestões
Metodológicas
|
Desenvolver
pesquisas e questionários.
Resgate
de conhecimentos prévios.
Observar
o espaço ao redor da escola e comunidade.
Registrar
por escrito informações.
Apreciar músicas
e poemas.
Produzir
textos, poesias e desenhos.
Trabalhar
com jornais e revistas.
Visitas a locais
que enfrentam problemas ambientais na comunidade local.
Entrevistas com
pessoas da comunidade.
Palestras em
parceria com a saúde.
Construção de um
canteiro para horta.
Murais
informativos sobre a medicina alternativa.
Visita ao posto
de abastecimento de água local.
Passeatas na
comunidade observando criadouros de mosquito da dengue,
mobilizando toda a população.
Cartazes
resgatando a história de vida local.
Confeccionar
painéis de fotos.
Arborizar a
escola com plantas regionais nativas do semi-árido.
Exposição de
todo material produzido pelos alunos.
Álbum de insetos
locais.
Coleta de
diferentes tipos de solo.
Oficina de
mosquiteca.
Construção de um
canteiro para a horta.
Mural
informativo sobre a medicina alternativa.
Passeata na
comunidade observando criadouros do mosquito da dengue.
Confeccionar
painéis de fotos.
Arborizar a
escola com plantas regionais.
Álbum de
insetos.
Coleta de
diferentes tipos de solo.
Pesquisa da
medicina popular.
Subtemas:
1° bimestre – Como se desenvolve a educação em seu município.
2° bimestre – Saúde na escola, na família e na comunidade.
3° bimestre – Meio ambiente.
4° bimestre –Assistência social e cidadania.
A avaliação será de forma contínua e
processual através do registro e observação do desempenho, participação e
cooperação dos alunos e de toda a comunidade escolar na execução das atividades
propostas a cada etapa e objetivos propostos do projeto a se desenvolver.
As principais ações que devem ser
viabilizadas com esse projeto serão convidar os pais a discutir e estabelecer
parcerias com a Escola e saúde, buscando conhecer melhor a comunidade local,
suas potencialidades e principais dificuldades. Dessa forma a Educação será
pautada e incentivada e a família poderá acompanhar de perto não somente os
resultados, mas principalmente os processos de estudos de seus filhos, bem como
ter a oportunidade de participar de eventos cotidianos ou especiais em que seus
filhos serão agentes fundamentais da construção do conhecimento, como a
mobilização comunitária em prol da conscientização e preservação do meio
ambiente.
Considerações finais:
No espaço da escola podemos
transformar nossas crianças, adolescentes e jovens em agentes multiplicadores
em função da Educação sócio-ambientais. Nessa linha de pensamento, podemos
afirmar, que as crianças poderão compreender para atuar melhor no processo educativo.
Os desafios da educação no mundo
globalizado propõem um paradigma construtivista para se repensar a Educação.
Diante do exposto, o projeto
acrescenta a formar um indivíduo visando humanizar as relações
sócio-ambientais.
É dentro deste espírito que Maria
Cândido no seu livro “O paradigma educacional emergente” (Campinas, Papyrus,
1997), afirma que o mundo globalizado ou a era das relações requer: “uma nova
ecologia cognitiva, traduzida na criação de novos ambientes de aprendizagem que
privilegiem a circulação de informações, a construção do conhecimento pelo
aprendiz, o desenvolvimento da compreensão.”
O que se propõe é uma escola em que
o aluno seja participante de uma comunidade, em que ele perceba seu futuro como
instrumento de presença do mundo e que favoreça a busca de diferentes
alternativas que ajudem as pessoas a aprender a viver e a conviver.